O Secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Teixeira, agrônomo Espedito Silveira, participou durante os dias 24, 25 e 26 de um Encontro sobre Desenvolvimento Sustentável e Gestão Participativa, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial. O encontro aconteceu em João Pessoa no auditório do Hotel Ouro Branco.
Ministrou o curso a professora Antonia Carreiro, com doutorado em Gestão Social, empregando uma metodologia participativa com grupos de estudos em várias áreas, apresentando a realidade dos territórios da zona da mata, cariri, curimataú, Borborema e médio sertão. Muitos debates aconteceram, principalmente sobre a questão da gestão participativa. Ficou patente que existe ainda uma cultura de resistência à gestão participativa, fato que nos entristece, pois o tempo do coronelismo já passou a muito tempo, pelo menos é o que imaginávamos.
Muitos gestores públicos municipais, assessorados por pessoas favoráveis a uma administração vertical, se negam a sentar na mesma mesa para discutir política pública com a sociedade civil. Para essas pessoas a administração deve ser planejada e executada por grupinhos com interesses pessoais, que sufoca o desenvolvimento local. Algumas audiências públicas são de mentirinhas, ou com as cartas já traçadas. A maioria dos conselhos não têm independência própria e são manipulados pelo Poder Executivo. Este foi o quadro que o encontro mostrou na maioria dos municípios brasileiros.