

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Dr. Paulo Ziulkoski, encaminhou expediente circular aos prefeitos de todo o País, alertando-os sobre os efeitos danosos da crise econômica, que pode se agravar ainda mais nos próximos dias, prejudicando sensivelmente as administrações públicas, com a projeção de quedas significativas do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, caso o governo não encontre solução para a queda acentuada na arrecadação do Imposto de Produtos Industrializados – IPI.
Para o presidente da CNM, pode acontecer situações vexatórias, onde o FPM não dê, sequer, para cobrir as despesas com a folha de pagamento de pessoal das prefeituras, principalmente daquelas de médio e pequeno porte, onde a arrecadação de ICMS, ISS e IPTU é pequena.
O prefeito Wenceslau Marques, preocupado com a alerta da CNM, irá orientar seu secretariado no sentido de que alertem os servidores de suas respectivas pastas, para que se previnam contra a crise, pois, caso a situação se agrave, não está fora de cogitação o atraso de pagamento de salários em todas as prefeituras, conforme informou Dr. Paulo Ziulkoski.
“Esperamos que as grandes potencias mundiais encontrem, a curto prazo, soluções objetivas e concretas para combater a crise econômica. Com relação ao nosso País, temos confiança na equipe econômica do presidente Lula, e esperamos que as projeções de arrecadação do FPM para os próximos meses sejam favoráveis.”, afirmou Wenceslau.