O secretário de obras, senhor Inácio de Amorim, mais conhecido como Inacinho, nos informou que sua pasta está intensificando os trabalhos de limpeza pública, juntamente com a operação tapa buracos.
O secretário informou que parte da população não contribui com a limpeza pública, pois procuram de forma proposital, às vezes por problemas politiqueiros, colocar o lixo em horários depois que a caçamba passa realizando a coleta, isto para poder criticar a administração. Um outro fato que acontece de forma proposital é colocar o lixo nas calçadas aos domingos, dia em que a caçamba não passa recolhendo o lixo. Isto só serve para os animais rasgarem os sacos onde estão o lixo e sujar a cidade. Se a caçamba não circula aos domingos, então o correto seria deixar o lixo guardado no muro, para colocá-lo na calçada na segunda-feira no horário que a caçamba passa. Assim acontece em várias cidades, como, por exemplo Tuparetama-PE, onde o povo tem orgulho de ser uma das cidades mais limpas do nordeste.
O prefeito está fazendo todo o esforço para adquirir novos coletores de lixo; capacitar o pessoal da limpeza; implantar campanhas educativas; se possível adquirir mais um veículo coletor de lixo. Mas é preciso que uma parte da população que não está contribuindo, faça a sua parte. Pensar que sujando a cidade, quebrando um jarro, quebrando uma lâmpada, destruindo um coletor de lixo, estará prejudicando a administração e o povo vai ficar revoltado com o prefeito, isto é coisa ultrapassada, mesquinha, retrógada, inaceitável, criminosa e caracteriza falta de educação e desrespeito com a população.