
Tantas lutas, tantas experiências profissional e política pela vida afora. E, ao completar 20 anos de dedicação à vida pública, sinto uma emoção que não posso conter, uma alegria imensa que me invade a alma, e uma enorme expectativa para governar o destino do nosso povo. Por decisão da grande maioria do povo, assumo hoje a prefeitura de Teixeira.
A Teixeira devo praticamente tudo de minha vida. Foi nesta cidade de primaveras lindas que eu nasci, na comunidade do Tanque do Novilho, para cultivar os meus sonhos de menino moço. Aqui instalei minha morada para a luta, para o trabalho duro, para o embate político. Mas também plantei o amor, casei-me com uma grande mulher, formei minha família, lancei as sementes da vida pública. E quantos frutos foram colhidos nas várias jornadas!
Foi assim que Teixeira me acolheu como o seu vice-prefeito, até o dia de ontem, minha primeira experiência nas complexidades da administração pública. Agarrei aquela oportunidade com todas as minhas forças e o meu ideal.
Hoje, agora, ao nascer do ano de 2.009, na epopéia da globalização, no caminhar das chamadas sociedades da informação, eis que o povo de Teixeira me proporciona democraticamente este presente do céu que foi minha
eleição para a prefeitura, com uma vitoria esmagadora de 1.358 votos de maioria.
Portanto, neste ato solene de posse, quero ANTES DE TUDO manifestar o meu agradecimento de todo o meu coração ao meu Deus e ao querido povo deste município, que me proporcionam neste instante uma emoção sem limites e uma felicidade feita de plenitude.
Assumo a Prefeitura de Teixeira, sobretudo com a mais profunda humildade, e este sentimento assim me guiará pelos próximos quatro anos, de uma gestão que tudo farei para que seja a mais profícua, a mais dinâmica e a mais realizadora de toda a história desta terra que tanto amamos.
Assumo o comando da Prefeitura Municipal de Teixeira imbuído da missão maior de servir ao próximo, tudo fazendo para que cada morador deste município se sinta contemplado com melhorias e serviços que possam significar crescimento para suas vidas, benefícios não apenas materiais e físicos.
Todo o município vai sentir a presença constante e obstinada do governo Municipal. Não apenas a zona urbana, mas também a zona rural. Somos movidos a trabalhar pelo ideal.
Sabemos que o nosso trabalho será dobrado, mas é exatamente este desafio que mais nos motiva a acreditar que teremos, sim, diversas vitórias na ação cotidiana. E, ao final deste percurso, poderemos proclamar que a luta valeu a pena.
Nesta caminhada, contaremos com a imensa dedicação dos nossos auxiliares, da nossa equipe e, pelo que sinto, todos se apresentam desde agora como cooperadores devotados e empenhados em fazer o melhor diante das tarefas que lhes estão sendo conferidas pelo povo.
Prometo a todos os servidores públicos municipais que o Poder Público Municipal garantirá os seus direitos, como salários em dia, qualificação, boas condições de trabalho e dignidade.
Porém, o Poder Público Municipal cobrará de todos os servidores, indistintamente, o cumprimento dos seus deveres.
A sociedade já não aceita mais um serviço público ineficiente; vagaroso; com desrespeito ao contribuinte, com rancoNsmo; com desobediência administrativa.
A sociedade já não aceita mais que uns trabalhem para ganhar, e outros ganhem sem trabalhar. Neste sentido, nós seremos austeros e garanto que ninguém terá cargo vitalício, e ninguém será impune ao cometer qualquer ato administrativo irregular, por mais tempo de serviço que tenha, por mais concursado que seja.
Tenho dito que pagarei aos vivos, não aos vivos demais.
Saí em andanças durante a campanha eleitoral, e nas praças, nas esquinas, nos lares, nas comunidades rurais, todos me pediam um serviço público eficiente, digno e humanitário. Guardo da minha memória cada palavra que falaram sobre a conduta de alguns poucos servidores que não entenderam ainda o valor do serviço público. Portanto, comigo, ao meu lado, estarão milhares de pessoas movidas pelo mesmo ideal. Quem quiser perturbar este nosso ideal com a irracionalidade do sentimento da discórdia, que tente!
Não vou avaliar o trabalho de cada secretaria através de relatórios elaborados pelos secretários; vou avaliar ouvindo a opinião do povo. E não hesitarei em demitir um secretário, caso seja necessário.
Para aqueles servidores que estão cedidos para outros órgãos ou poderes, devo lembrar-lhes que não esqueçam que são servidores da Prefeitura, e que se for necessário eu os convocarei de volta aos seus órgão de origem, fazendo um remanejamento.
Nesta maratona, mais do que nunca exerceremos um elevado padrão de relacionamento com a Câmara Municipal. Seremos não apenas diplomáticos, mas absolutamente abertos á convivência harmoniosa, propositiva e construtiva com todos os vereadores que compõem aquela Casa de Leis, independente de partido político.
Assim, este comportamento democrático e de elevado padrão naturalmente também irá prevalecer no relacionamento com todos os poderes e instituições, a quem destinaremos o melhor do nosso diálogo, sempre aberto a conversações que possam resultar em avanços para a nossa cidade.
A educação e a saúde serão as prioridades de nossa administração. A Educação por ser o instrumento de efetivo crescimento do indivíduo e da sociedade. A saúde, porque é constrangedor e desumano alguém procurar desesperado um atendimento médico e não encontrar.
Serei um prefeito que madrugarei para que do dia possa extrair maior proveito, para fiscalizar de perto as obras e as ações, para acompanhar todos os passos da cidade que edificaremos juntos para o futuro.
De minha parte, podem escrever: serei um prefeito no ritmo jovem, não ficarei preso apenas ao gabinete, minha ação será direta junto ao povo, notadamente junto aos mais simples e aos humildes, que tanto precisam da ação do Poder Público.
Tenho consciência de que o desafio que assumo não é tarefa de um homem só. Não é tarefa de um só partido. É responsabilidade de todos. É tarefa de uma geração.
Tenho, também, a consciência de que para atingirmos um desenvolvimento pleno para o nosso município, é preciso que o Poder Executivo Municipal não seja apenas um agente assistencialista, mas que seja, sobretudo, um agente DESENVOLVIMENTISTA.
Como Prefeito vou percorrer todo o município, para aprofundar o conhecimento, na base geográfica e política, de todas as problemáticas.
Só com esse conhecimento social, o Governo Municipal poderá atrair os jovens, que hoje representam mais de 55% da população municipal com menos de 24 anos de idade.
Os jovens precisam conhecer política porque o futuro será deles. Como mantê-los longe dos interesses políticos da sociedade, se amanhã eles serão os líderes dessa mesma sociedade? Dedicarei uma atenção muito especial à juventude.
Agirei com responsabilidade, ouvindo muito e respeitando as opiniões diversas. Assim deve ser o sistema democrático, que acredito ser o mais justo.
Obrigado, povo de Teixeira.
Obrigado correligionários. A minha gratidão aos partidos aliados.
Aos amigos, aos centenas de voluntários que atuaram na campanha, a minha eterna manifestação de companheirismo. Aos meus familiares, agradeço pelo zelo e eterno carinho. Aos nossos candidatos a vereadores que não se elegeram, as minhas sinceras considerações e apreço.
Ao deputado Valdecir Amorim, que tanto fez por esse município, e a prefeita Rita Nunes que se despede, minha estima e apreço.
À imprensa teixeirense o nosso incentivo para que continue atuando de maneira isenta e imparcial. São os meios de comunicação com seu atento ato de fiscalizar, com ética e respeito, que torna sólido o edifício da democracia.
Afirmo aqui, que periodicamente estarei me reunindo com vários segmentos da nossa sociedade, para, juntos, avaliarmos o nosso governo, pois eu acredito que quem está de fora ver melhor do que quem tem cargo de confiança.
A semente está lançada. Agora é agir com a razão, na busca do máximo de eficiência, mas mantendo firme a atitude do coração pra que tudo seja mais puro e mais próximo da perfeição. E para que ao final desses quatro anos de colheita, possamos proclamar como fez o Apóstolo Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé".
Esperem de mim a garra, a dedicação, a vontade de fazer a prosperidade com disciplina, honestidade, transparência e humildade.
Nossas coligações e nosso grupo político continuam fortes e unidas, desde as eleições de 2.004, Daremos continuação ao trabalho realizado pela prefeita Rita Nunes, porém mudanças ocorrerão.
Mudanças de comportamento e atitudes. Mudaremos e avançaremos, por mais firmes que sejam as amarras que tentem nos impedir.
Se ontem eu era o candidato de muitos, hoje eu sou o prefeito de todos.
De minha parte, apagaram-se todas as marcas da disputa eleitoral. Se as forças políticas estão programáticamente diferenciadas, há a unidade do povo, irmãos de sonhos e parceiros de esperança. Repito com orgulho o que já disse antes: “Se ontem eu era candidatos de muitos, hoje sou prefeito de todos”.
Assumo a prefeitura de Teixeira já trazendo ótimas notícias para o nosso povo: Já conseguimos recursos financeiros no valor de 1 milhão e 800 mil reais, para construir a partir do próximo mês de março as seguintes obras: construção do açude da comunidade de Santo Agostinho, no valor de 700 mil reais; construção de um ginásio de esportes, no valor de 400 mil reais; construção da praça da alimentação, no valor de 200 mil reais; construção de 4 praças para os bairros de nossa cidade, no valor de 400 mil reais; e pavimentação da rua José Ivanildo Alves Pereira, no valor de 100 mil reais.
Sou feliz por aqui viver, e mais feliz ainda por ajudar a contribuir para a construção de um município melhor para se viver.
Com a proteção Divina, o apoio da minha família e de leais amigos, que nunca me faltaram, e com a força de trabalho em equipe, iremos superar as dificuldades.
O mundo se transforma.
Que possamos ser agentes transformadores do bem!
Passo agora a divulgar a lista dos meus auxiliares do primeiro escalão:
Chefe de Gabinete – Wedson Queiroz Amorim
Secretário de Administração – Ariston Rodrigues Pereira
Secretário de Agricultura – Ederivaldo Macário da Silva
Secretária de Ação Social – Izabel Cristina Campos
Secretária de Educação – Rita Nunes Pereira
Secretário de Finanças – Marcos Carneiro Nunes
Secretário de Saúde – Andréa Carla Ferreira Amorim
Secretário de Planejamento – José Leudo Farias
Secretário de Obras – Inácio de Oliveira Amorim
Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – José Guedes Neto
Secretária de Cultura, Esporte e Turismo – Kay France Nunes Rodrigues
Secretário de Comunicação – Espedito Silveira de Oliveira
Que Deus, o Divino Espírito Santo
e Santa Maria Madalena nos proteja e nos ilumine.
Muito obrigado.