terça-feira, 27 de janeiro de 2009

MUNICÍPIOS E ESTADOS SOFREM REFLEXOS DA CRISE MUNDIAL




ESPEDITO SILVEIRA DE OLIVEIRA

SECRETÁRIO DE COMUNICAÇÃO

 

Não há mais como esconder. Números divulgados por instituições sérias mostram que os municípios e os estados já estão sofrendo os reflexos da crise econômica mundial. Basta citar o exemplo da queda de 3,7% na arrecadação do ICMS, além da redução da parcela do FPM e FPE.

Prefeitos já se articulam para aproveitarem a ida a Brasília, no dia 09 de fevereiro, a convite do presidente Lula, para deflagrarem um movimento visando flexibilizar o rigor da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita o endividamento e impõe que estados e municípios adotem equilíbrio financeiro máximo nos gastos públicos, principalmente com pessoal.

Na Câmara, tramitam mais de 50 projetos versando sobre alterações na LRF, enquanto que no Senado há pelo menos quatorze propostas distintas.

Além do prefeito Wenceslau, mais 32 prefeitos do sertão paraibano já confirmaram a presença na Capital Federal nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro. Na pauta, muitos encontros com ministros, deputados e senadores.

E possível que muitos governadores também se façam presentes em Brasília, para, juntos aos prefeitos, procurarem soluções urgentes para a crise.

Página Anterior Próxima Página Home