A importância da merenda escolar está comprovada em inúmeros estudos e pesquisas. Um trabalho da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – revela que, para cada 50% dos alunos da região Nordeste, a merenda escolar é considerada a principal refeição do dia.
Diante desta realidade, o Governo Municipal colocou em funcionamento, a partir do dia 02 de março, próximo passado, a cozinha industrial, com acompanhamento nutricional, que está fornecendo merenda escolar para seis escolas municipais.
O diretor da merenda escolar, senhor Hermes de Queiroz Alves, nos informou que depois da implantação da cozinha industrial, os gastos com merenda escolar diminuíram 30%. Economia esta bastante significativa, principalmente, para um momento de crise como este que as prefeituras estão enfrentando.
A vice-diretora da Escola Municipal Silveira Dantas, professora Margarete Pereira de Lira, afirmou que os estudantes estão elogiando muito a merenda escolar, e que o prato mais procurado por eles é a “canja de galinha”.
Após ter conhecimento da importância da cozinha industrial, como também da qualidade da merenda escolar, o prefeito Wenceslau assim se expressou: “promover uma alimentação escolar de qualidade é um instrumento fundamental para a recuperação de hábitos alimentares saudáveis e, sobretudo, para a promoção da segurança alimentar das crianças e jovens de nossas escolas municipais. Bons níveis educacionais também são resultados de alunos bem alimentados.”