O Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, através da Secretaria do Desenvolvimento Territorial – SDT, reuniu o Colegiado do Território da Cidadania do Médio Sertão, no centro de treinamento do CEPFS, hoje dia 17, com a participação dos prefeitos de: Maturéia (como anfitrião); Teixeira; Desterro; Mãe D’água; São José do Bonfim; Cacimba de Areia; Santa Terezinha; São Mamede; e São José do Sabogi, além da presença de secretários municipais; sindicatos de trabalhadores rurais; técnicos da EMATER, UFCG, EMBRAPA; conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável e ONGS.
Entre outros assuntos debatidos, deliberou-se sobre: apoio a empreendimentos cooperativos e associativos; planos habitacionais; educação no campo; urbanização de assentamentos; programa luz para todos; crédito fundiário; pesquisas e transferência de tecnologia; crédito pronaf; programa cresce nordeste; garantia safra; aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar; farmácia popular; SAMUR; consórcio de saúde; agricultura orgânica; psicultura e apicultura.
Na ocasião, o delegado estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Dr. Marenilsom, lamentou que dos 24 prefeitos convidados apenas 09 compareceram ao evento, fato que foi comentado, também, pelos mais de 100 participantes, que criticaram duramente a atitude dos faltosos. “no momento que o Governo Federal acena para investir R$ 136,2 milhões neste Território da Cidadania do Médio Sertão, é lamentável que apenas nove prefeitos, dos 24 que foram convidados, estejam participando deste evento de relevante importância social.”, afirmou Dr. Marenilson.
Do município de Teixeira estiveram presentes: o prefeito Wenceslau Marques; o secretário de Agricultura, Ederivaldo Macário; o secretário de comunicação, Espedito Silveira; o vereador Galego e o professor Djalma Batista. Wenceslau e Djalminha participaram do grupo da educação e cultura; Espedito participou do grupo de desenvolvimento sócio-econômico; e Galego participou do grupo da saúde. Outros secretários foram convidados, como educação, ação social, saúde e meio ambiente, mas por compromissos anteriormente assumidos não puderam comparecer.
Durante o intervalo para o almoço, os 9 prefeitos se reuniram e escolheram, por aclamação, os prefeitos de Maturéia, Daniel, e Santa Terezinha, Davi, para representar os 24 prefeitos nas reuniões mensais que acontecerão em Patos e João Pessoa.
Vejamos abaixo fotos da reunião: