domingo, 5 de abril de 2009

PROGRAMA PRÓ-JOVEM É BASTANTE ELOGIADO E SERVE DE EXEMPLO PARA OUTROS MUNICÍPIOS DA PARAÍBA



“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente”. (autor desconhecido)



Com esta frase, começamos nossa matéria sobre o importante trabalho realizado pela Secretaria de Ação e Promoção Social, com relação ao programa Pró-Jovem, que, hoje, é bastante elogiado e serve de exemplo para outros municípios da Paraíba.

O Pró-Jovem Adolescente é uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens. É um serviço sócio-educativo de convívio de assistência social, que visa complementar a Proteção social básica da família. Ele tem o objetivo de complementar à proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.



No caso de Teixeira, o programa assiste 100 jovens, na faixa etária de 16 a 18 anos. Esses jovens pertencem a famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Alguns são egressos de medida sócio-educativa de internação ou em cumprimento de outras medidas sócio-educativas em meio aberto, outros são egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou vinculados a programas de combate ao abuso e à exploração sexual.


A coordenadora do programa é a Psicopedagoga Joana Dárc Martins Freire, profissional competentíssima, que impulsionou de forma surpreendente o Pró-Jovem em nosso município.

Segunda Joana Dárc, os temas transversais trabalhados são: Juventude Direitos Humanos e Sócio Assistenciais; Juventude trabalho; Juventude Cultura; Juventude Meio Ambiente; Juventude Saúde e Juventude Esporte e Lazer. Ela disse que o trabalho tem como foco: contribuir para a diminuição dos índices de violência entre os jovens; do uso de drogas; da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada; promover aquisição importante para a vida, geração de emprego e renda; promover desenvolvimento humano.

Existem hoje três oficinas em pleno funcionamento, que são: oficina de dança; oficina de pintura e oficina de quille. Os trabalhos resultados destas oficinas, são dignos dos mais eloqüentes elogios.







No momento que estávamos realizando esta matéria, visitamos a oficina de pintura, onde constatamos um clima de satisfação dos jovens, que mostravam com alegria os quadros pintados por eles, sob a orientação da professora Indyanara de Araujo Amorim, que pretende fazer uma exposição desses trabalhos para a população teixeirense.

Um trabalho importante, que será realizado pelo Pró-Jovem a partir do próximo dia 7, será o combate à dengue nos bairros periféricos de nossa cidade, onde os jovens farão visitas nesses bairros conscientizando a população sobre o perigo da doença, como também as formas de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


Outro trabalho importante, também realizado pelo Pró-Jovem em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, é a questão da preservação do meio ambiente. Os jovens recebem orientações, através de palestras sobre os métodos utilizados para se preservar o nosso meio ambiente, como, por exemplo, a importância da reciclagem do lixo; como se deve preparar o lixo para a coleta; a importância da arborização urbana; o perigo dos lixões; o perigo das queimadas; etc.



Um dado importante, é que os jovens que participam do referido programa recebem, mensalmente, uma bolsa no valor de 30 reais.

Ontem, dia 04 de abril, o Pró-Jovem de Teixeira recebeu a visita de intercâmbio do Pró-Jovem da cidade de Condado. A equipe de aproximadamente 45 jovens, entre 16 e 18 anos, estava coordenada pela pedagoga Maria Sara dos Santos Araújo, que ficou deslumbrada com as ações do Pró-Jovem  teixeirense. Os visitantes foram recepcionados pela Dra. Joana Dárc e o secretário de Planejamento, professor José Leudo Farias, que prestaram uma atenção toda especial ao grupo de visitante, que levaram de nossa terra uma impressão de terra hospitaleira e de paisagens maravilhosas.



Quem estava muito feliz pelos resultados apresentados pelo programa Pró-Jovem Adolescente, era a secretária de Ação e Promoção Social, Isabel Cristina Campos, que, com sua competência, simplicidade, seriedade e humildade, sempre realiza um bom trabalho por onde passa, como exemplo, podemos citar o excelente trabalho que ela realizou na creche Santa Rita de Cássia na administração passada.





Página Anterior Próxima Página Home