sexta-feira, 27 de março de 2009

TEIXEIRA GANHARA CENTRO DE VOCAÇÃO TECNOLÓGICA





O magnífico reitor da Universidade Federal de Campina Grande, professor Thompson Mariz, afirmou, num encontro realizado em Campina Grande, no último dia 23, que o município de Teixeira será beneficiado com um Centro de Vocação Tecnológica - CVT.

Na ocasião o prefeito de Teixeira, Wenceslau Souza Marques, foi representado pelo secretário municipal do meio ambiente, Dr. José Guedes, que fez uma brilhante explanação sobre a importância do CVT para toda a região da Serra de Teixeira, enfatizando os arranjos produtivos do município e suas potencialidades turísticas, além de destacar e agradecer, em nome do prefeito, a atenção e o apoio do magnífico reitor a este importante projeto para Teixeira.


Esteve também participando deste evento, representando a sociedade civil de Teixeira, o professor Djalma Batista, idealizador do projeto de implantação de uma Escola Técnica Federal para Teixeira, que contou com o apoio incondicional do prefeito Wenceslau Marques, desde a primeira reunião que aconteceu na cidade de Patos, onde participaram o prefeito, o secretário de comunicação, agrônomo Espedito Silveira, o professor Djalma Batista e o diretor da UFCG, professor Paula Desta reunião surgiu a proposta uma outra reunião, que aconteceu na Câmara Municipal de Teixeira, com a participação do magnífico reitor, professor Thompson Mariz e outros representantes de vários segmentos da sociedade teixeirense, de onde surgiu a proposta de conceder para Teixeira, não uma escola técnica federal, mas sim, a implantação de um Centro de Vocação Tecnológica. Proposta esta que foi ratificada e aprovada nesta reunião que aconteceu em Campina Grande, no último dia 23.

Para que aconteça a concessão deste importante benefício para Teixeira, foi preciso que o prefeito Wenceslau Marques assegurasse a contra-partida da prefeitura, que é doar um prédio onde deverá funcionar o CVT. Portanto, como o próprio reitor afirmou, para um projeto desta natureza é imprescindível e necessária a interferência política.

O Centro de Vocação Tecnológica (CVT) é um centro de capacitação tecnológica voltado para o mercado de trabalho, observando a vocação produtiva de cada região.

Os objetivos do CVT são: utilizar ferramentas de ensino à distância para treinar e qualificar mão-de-obra regional; formar técnicos em áreas estratégicas para cada região, conforme vocação regional; oferecer cursos profissionalizantes aos jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho; prestar serviços de consultoria, certificação e análise pelos laboratórios implantados, difundir as tecnologias geradas adaptadas para a solução de problemas regionais; elaborar projetos para a implantação de empresas incubadas; acompanhar o processo e capacitar pessoas promovendo e apoiando a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Página Anterior Próxima Página Home